A Cooperativa de Trabalho é uma sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho.
A cooperativa é uma sociedade constituída entre operários da mesma área de atuação, visando melhorar condições de trabalho, rendimentos/remuneração e condições pessoais de serviço de seus associados, sem a intervenção de um patrão ou empresário.
De maneira geral, pode-se dizer que a cooperativa é formada por meio de um sistema de ajuda mútua em que pessoas que possuem necessidades comuns associam-se, voluntariamente para, mediante o exercício de um esforço conjunto e eliminando intermediário, satisfazer essas necessidades. A cooperativa tem um fim econômico porque visa à melhoria da situação econômica de seus membros, mediante um escopo puramente mercantil, o que as distingue das demais atividades empresárias.
Amparada pela legislação nacional, o Brasil é pioneiro e referência em cooperativas de saúde e tem o maior número de cooperativas dedicadas à preservação e promoção da saúde humana.
A COOPERRIOS é uma cooperativa de trabalho que presta serviços especializados de saúde e assistência social a seus clientes (terceiros), inclusive exercendo a atividade fim da tomadora de serviços.
Em suma, a contratação de serviços pelo sistema cooperativista é uma forma de terceirização de determinados setores, no entanto a contratante é beneficiada com a redução dos custos trabalhistas e livre de encargos que devem ser pagos aos colaboradores em regime da CLT.
Nesse modelo de contratação, a contratante/cliente paga um valor fixo para a cooperativa, que repassa a remuneração de cada sócio cooperado de acordo com sua produção.